A primeira parte do último encontro da II Jornada Feminismos Decoloniais em Questão contou com a presença das Magníficas Reitoras Denise Pires de Carvalho (UFRJ), Marcia Abrahão Moura (UNB) e Sandra Goulart (UFMG) que compartilharam vivências acadêmicas e políticas como mulheres no papel de gestão universitária. A mesa contou com a mediação de Susana de Castro e debatedoras: Marise de Santana (UESB) e Heloisa Buarque de Hollanda (UFRJ).
Marcia Abrahão Moura é reitora e professora da UnB desde 2016. Fez pós-doutorado na Queens University, Canadá (2003-2004). Graduação (1986), Mestrado (1993) e Doutorado em Geologia pela Universidade de Brasília, com período sanduíche na Université d’Orleans e BRGM (Orléans, França). Tem experiência na área de granitos e mineralizações associadas, em depósitos do Brasil, Cuba, Peru e Colômbia.
Denise Pires de Carvalho é reitora da UFRJ e Professora Titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ e Livre Docente em Fisiologia e Biofísica pela USP. Atua como docente nos cursos de Graduação da área da Saúde e nos Programas de Pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas-Fisiologia da UFRJ. Fez seu Pós-doutorado no Hôpital de Bicêtre, Unité Tiroïde, Paris, em 1995 e na Universitá Degli Studi di Napoli, Nápoles, em 2006. Grande experiência na gestão universitária e em sociedades científicas nacionais e internacionais.
Sandra Goulart é Reitora da UFMG, tendo sido Vice-Reitora da instituição, gestão 2014-2018. Professora Titular da área de Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (1C) e foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG (2007-2017). Formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), Mestrado pela University da Carolina do Norte em Chapel Hill (1990), Doutorado pela mesma instituição (1994) e pós-doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Columbia, em New York, em 2000-2001, e pela UFSC em 2008.