Mesa | Autoras africanas e debates decoloniais

Na mesa redonda da tarde do dia 1º, Mary Garcia Castro e Monica Cejas debaterão questões que interseccionam as autoras Africanas e os debates decoloniais. O encontro será mediado por Caroline Marim e Suely Messeder e transmitido ao vivo em nosso canal de YouTube.

Monica Cejas é graduada em História pela Universidade Nacional de Luján, Argentina. Mestre em Estudos Asiáticos e Africanos, CEAA, El Colegio de México, México. Mestre em Estudos Internacionais e Culturais, Universidade Tsuda, Tóquio. PhD em Estudos Culturais e Internacionais, Tsuda University, Tóquio. Professor-pesquisador titular C do Departamento de Política e Cultura, DCSH (UAM-X), México. Membro do SNI, nível II. Perfil PRODEP. Chefe da Área de Pesquisa sobre Mulher, Identidade e Poder, Departamento de Política e Cultura, DCSH, UAM-X. Membro da Comissão Acadêmica do Doutorado em Estudos Feministas, UAM-X. Membro dos comitês editoriais das revistas: Política e Cultura (UAM-X); Estudos Asiáticos e Africanos (Colmex); Revista Descentrada; e Revista Interdisciplinar de Feminismos e Gênero (Universidade Nacional de La Plata, Argentina). Linhas de pesquisa: feminismos, gênero, sexualidades e movimentos de mulheres na África (especialmente na África do Sul); nação e cidadania; políticas de memória, feminismo e cultura. Tem várias publicações sobre feminismos descoloniais, África do Sul pós-apartheid: nação, cidadania, movimentos sociais, governo, gênero e sexualidades, entre outros temas.

Mary Garcia Castro é socióloga, com pós doutorado em estudos culturais. Professora aposentada da UFBA; e consultora/pesquisadora na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO-Brasil). Tem publicações sobre imigrações internacionais, gênero, juventudes, interdisciplinariedade, trabalho doméstico organizado e feminismos. Atualmente vem pesquisando sobre maternidade, relacionando literatura, sociologia e feminismos, em especial na produção de autoras africanas.

Vamos construir essa história juntes!