A Coleção Pindorama de Estudos Decoloniais tem como objetivo publicar obras de autores decoloniais e pós-coloniais.
O pressuposto comum do decolonialismo e do pós-colonialismo é o de que vivemos uma realidade geopolítica marcada pela violência epistêmica e pelo colonialismo discursivo dos países do Norte Global. Entendemos que a produção de conhecimento é afetada pela divisão internacional do trabalho e pelo capitalismo global de tal maneira que países do Sul Global marcados por um passado colonial acabam sendo englobados em uma universalidade das ciências produzidas no Norte global. Nossa realidade social é marcada pela invisibilização e silenciamento dos subalternos, o subproletariado urbano e camponeses expulsos de suas terras pelo agronegócio, os dissidentes sexuais e os corpos racializados.
Entendemos que a coleção irá suprir uma lacuna, visto que apesar de os estudos pós-coloniais terem alguma inserção no mercado editorial brasileiro, o dos estudos decoloniais é relativamente desconhecido.
Almejamos mostrar a história não contada sobre a experiência e história dos povos racializados e submetidos ao racismo de assimilação.